O que é o AdBlue, para que serve e que cuidados ter?

O AdBlue é uma tecnologia pensada para reduzir as emissões e os consumos. Mas como funciona e será que vale a pena?

Há cada vez mais carros a diesel equipados com a tecnologia SCR (Selective Catalytic Reduction) que usa AdBlue. Descobre como funciona, quais as vantagens e desvantagens, e os cuidados a ter quando o colocares no carro.


O que é o AdBlue?

AdBlue é uma solução líquida de ureia com água desmineralizada, usada em carros a diesel equipados com sistemas de redução seletiva de catalisador (SCR) para controlar as emissões.

Este sistema injeta AdBlue no sistema de escape, conforme necessário, onde a ureia reage com o óxido de nitrogénio, convertendo-o em nitrogénio e água. Assim, reduz-se a quantidade de óxido de nitrogénio libertada pelos tubos de escape dos carros a gasóleo.

É importante lembrar que o AdBlue não é um aditivo, mas um fluido adicional que é armazenado num depósito à parte. Dependendo do carro, o bocal de enchimento do AdBlue pode estar junto ao depósito do combustível, na mala, perto do pneu sobressalente ou até mesmo no compartimento do motor.

Os veículos equipados com tecnologia SCR geralmente têm um indicador que alerta quando o nível de AdBlue está baixo, indicando a necessidade de reabastecimento.


Para que serve o AdBlue?

O AdBlue tem várias vantagens, sendo que a principal é controlar as emissões dos carros a diesel.

1. Redução das emissões óxido de nitrogénio

A principal função do AdBlue, em conjunto com o sistema SCR, é reduzir as emissões de óxido de nitrogénio, um poluente atmosférico prejudicial à saúde humana e ao meio ambiente. Aliás, estes poluentes têm sido associados a problemas respiratórios, formação de chuva ácida e contribuem para a formação de ozono troposférico. Assim, o AdBlue visa reduzir os impactos negativos das emissões na qualidade do ar e no meio ambiente.

2. Conformidade com padrões ambientais

A utilização do AdBlue ajuda os carros a cumprirem os padrões ambientais estabelecidos por lei. Na União Europeia, são as normas Euro que estabelecem os limites para o nível de poluentes emitidos pelos veículos, e são cada vez mais rigorosas. Por isso, o AdBlue é uma resposta para descer as emissões a níveis aceitáveis pelos padrões europeus.

3. Eficiência do combustível

Em alguns casos, o AdBlue pode melhorar a eficiência do combustível nos carros a diesel. Isto porque os óxidos de nitrogénio estão associados a uma gestão mais conservadora do motor, o que, por sua vez, resulta numa eficiência inferior e num maior consumo de combustível.

4. Durabilidade do motor

A redução das emissões também pode ter impactos positivos na durabilidade e na eficiência do motor. O stress térmico é reduzido e a combustão é mais controlada, o que pode ajudar a preservar componentes críticos do motor. Além disso, há menos depósitos de carbono e outros resíduos, o que é benéfico para as válvulas de admissão e escape, injetores de combustível e combustor.

5. O abastecimento é muito simples

Colocar AdBlue no carro é um procedimento simples. O depósito de AdBlue é geralmente identificado por uma tampa de cor específica, muitas vezes azul, com um símbolo que indica o uso do AdBlue. Se abasteceres num posto de combustível, o procedimento segue a mesma lógica que o abastecimento de combustível. Se abasteceres a partir de uma embalagem comprada numa loja, tem só o cuidado de o fazeres de forma doseada para evitar a formação de bolsas de ar. Usa um funil para garantir um abastecimento controlado.


Quais as desvantagens do AdBlue?

É certo que o AdBlue tem várias vantagens, mas também existem algumas desvantagens a ter em conta.

1. Tem um custo adicional

Vais ter de comprar periodicamente AdBlue e atestá-lo no depósito próprio. Isto significa que terás mais uma despesa adicional. Contudo, o valor não é especialmente alto, sobretudo quando comparado com os benefícios ambientais e operacionais. As opções mais baratas rondam os 2 euros por litro.

2. Nem todos os postos têm

A infraestrutura de abastecimento de AdBlue pode não ser tão disponível quanto a dos combustíveis tradicionais. Embora já exista em muitos postos de combustível, sobretudo em áreas urbanas e estradas principais, é possível que tenhas alguma dificuldade em encontrar se viajares para regiões mais remotas.

3. Pode congelar

Dado que o AdBlue contém água, pode congelar em condições de frio extremo. Isto poderá ser um problema se morares numa região onde as temperaturas são consistentemente muito baixas. Contudo, alguns carros têm sistemas de aquecimento específicos para evitar o congelamento.

4. Pode ficar contaminado

Se o AdBlue não for armazenado adequadamente ou se não estiver bem selado, pode facilmente perder eficácia. O contacto com o ar, com impurezas ou com outros fluidos pode degradar o produto e comprometer a sua capacidade de reduzir eficientemente as emissões.

5. O sistema pode falhar

Como qualquer equipamento no teu carro, também o sistema SCR pode dar problemas. Se houver algum problema durante a condução, pode impedir que continues viagem. O mesmo acontece se ficares sem AdBlue pelo caminho. Por isso, deve ser alvo de manutenção regular em oficinas especializadas – o que custa dinheiro.


Que cuidados ter com o AdBlue?

Toma nota de alguns cuidados importantes a ter com o AdBlue.

  • Assim que surgir o aviso para abastecer, é importante que o faças de imediato, pois sem isso o carro não arranca.
  • Se fizeres uma viagem mais longa, não facilites e enche o depósito para não correres o risco de ficar vazio.
  • Se comprares AdBlue numa loja, guarda-o num local fresco e seco, sem exposição solar direta.
  • Se precisares de o transportar noutro recipiente que não o de origem, opta pelos recipientes aprovados para o armazenamento e transporte, para evitar o risco de contaminação. 
  • Não mistures AdBlue com outras substâncias ou com água.
  • Quando manuseares o produto, usa luvas e proteção para os olhos.
  • Se o derramares acidentalmente, limpa de imediato com água. Apesar de não prejudicar o ambiente, pode degradar alguns materiais.
  • Não coloques nada mais do que AdBlue no depósito correspondente, pois pode danificar o sistema SCR.


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