Seguro de acidentes pessoais: vale a pena?

Sabe aqui o que é um seguro de acidentes pessoais, quais as coberturas, vantagens e descobre como escolher.

Sabias que 77% dos condutores sofre pelo menos um acidente durante a sua vida? Os imprevistos não acontecem apenas na estrada – ninguém está imune a lesões ao praticar desporto nem a acidentes domésticos. Os seguros de acidentes pessoais são um ajuda essencial para lidar com estas situações. O pagamento de despesas decorrentes do acidente, nomeadamente no que respeita ao tratamento, internamento e incapacidade traz maior segurança e tranquilidade. Conhece as coberturas e vantagens e vê como escolher um seguro de acidentes pessoais.


O que é um seguro de acidentes pessoais e quais as vantagens?

Os acidentes podem acontecer em qualquer altura – a praticar desporto, nas férias, em casa – e ter um seguro de acidentes pessoais pode ser essencial para lidar com as suas consequências.

Quando contratas um seguro de acidentes pessoais, estás a proteger-te a ti e à tua família de possíveis despesas extra ou perdas de rendimento que possam ocorrer, tais como gastos com medicamentos, consultas, internamentos ou faltas ao trabalho.

Por norma, existem sempre algumas coberturas base, que estão sempre asseguradas pelo seguro escolhido, e outras opcionais, que podes acrescentar consoante as tuas necessidades e preferências. Cada cobertura vai fazer aumentar o prémio do seguro, o valor que pagas mensalmente à tua seguradora.


Coberturas de seguro de acidentes pessoais

Há várias coberturas possíveis neste tipo de seguros que podes ou não subscrever. Estas são as principais.

1. Assistência médica

O teu seguro de acidentes pessoais pode cobrir a visita médica ao domicílio, transporte para o hospital ou unidade de saúde, ou entrega de bens necessários em casa, dependendo das coberturas contratadas.

2. Despesas de tratamento

Com esta cobertura, o seguro garante o pagamento total das despesas do tratamento necessário após o acidente. Quer isto dizer que se ficares internado no hospital, o seguro garante o pagamento ou o reembolso de todas as despesas associadas a esse internamento (incluindo os custos com medicamentos, por exemplo).

3. Incapacidade temporária

Caso tenhas esta cobertura no teu seguro de acidentes pessoais e venhas a necessitar de internamento hospitalar, recebes um subsídio diário por incapacidade durante o período em que estiveres hospitalizado. Normalmente, o pagamento é garantido no máximo até 360 dias de internamento. É uma espécie de complemento à baixa, já que o valor atribuído pela Segurança Social é o equivalente apenas a 55% da remuneração de referência.

4. Incapacidade Permanente

Se na sequência do acidente for comprovada uma incapacidade permanente até dois anos, esta cobertura permite-te receber uma compensação monetária. A indemnização é calculada com base no grau de incapacitação e o capital seguro, o valor máximo que um titular de seguro ou beneficiários recebem caso aconteça um acidente.

5. Morte

Em caso de morte, é pago um montante previamente estabelecido na apólice (o capital seguro do contrato). Este valor é uma indemnização paga aos beneficiários por ti indicados na altura da contratação do seguro. Se não definires nenhum beneficiário, a indemnização é atribuída aos herdeiros legais. A seguradora pode ainda cobrir os gastos do funeral, dependendo das coberturas contratadas.


Como escolher um seguro de acidentes pessoais?

Para teres a certeza de que escolhes o seguro mais adequado às tuas necessidades, segue estas dicas.

1. Verifica que tem as coberturas que pretendes

Antes de contratares o seguro, certifica-te que estão incluídas todas as coberturas a que pretendes ter acesso em caso de acidente. Algumas coberturas, como a de Morte e Despesas de Funeral são opcionais e provavelmente só serão incluídas se as especificares.

Queres todas as coberturas, mas não tens como suportar o custo do seguro? Nesse caso, o melhor é definires as tuas prioridades. Escolhidas as coberturas, calcula o valor do prémio e verifica se cabe no teu orçamento mensal.

2. Analisa os períodos máximos de cada cobertura

Ao escolher um seguro de acidentes pessoais, não basta apenas ter em conta as coberturas base e opcionais, também deves considerar o período durante o qual essas coberturas se aplicam. Por exemplo, se contratas um seguro com uma cobertura de internamento até 60 dias, apenas vais receber o valor correspondente a esses dias, mesmo que fiques internado por mais um ou dois meses.

3. Tem em atenção os limites de capital

O capital contratado é o valor que tu ou os teus beneficiários recebem em caso de morte ou invalidez, e é também a base de cálculo para a maioria das indemnizações. Podes ajustar este no momento da contratação do seguro, mas quanto mais elevado for, maior será o valor do prémio mensal a pagar. Por isso, é fundamental fazeres algumas simulações entre o capital seguro que gostavas de ter e a tua capacidade mensal para suportar esta despesa.

4. Lê atentamente todas as exclusões do seguro

Da mesma forma que o contrato de seguros pessoais tem uma área dedicada às coberturas, ou seja, aquilo que o seguro cobre, também terá uma área dedicada às exclusões, ou seja, às situações em que a seguradora não será responsabilizada. Por exemplo, a seguradora pode considerar uma situação de exclusão o facto de teres algumas doença pré-existente. Lê atentamente esta área do contrato para saber com o que contas.


Veredito: vale a pena contratar um seguro de acidentes pessoais?

Será que vale a pena contratar um seguro de acidentes pessoais? Não há uma resposta certa. Depende sobretudo de ti: do que pretendes, se tens propensão ou maior risco para acidentes pessoais, atividade profissional e dinâmica familiar. Se queres ter maiores garantias e quiseres proteger-te a ti ou à tua família contra gastos inesperados, pode ser uma boa opção. Se já tens um bom seguro de trabalho, um seguro de saúde completo, e um seguro automóvel, podes ter menos necessidade deste tipo de seguro. Em qualquer caso, analisa sempre os custos associados, as coberturas e exclusões para tomares uma decisão consciente.


Carmine, uma plataforma para todas as ocasiões

Prevenção é mesmo a chave para evitar acidentes. Garante que o teu automóvel está em condições adequadas para circular em segurança, pratica uma condução segura, e protege-te com um seguro de acidentes pessoais. Se está na altura de trocar de carro, conta com a ajuda da Carmine para escolher o melhor automóvel usado.

Comentários