Cupra: o menino-prodígio da SEAT

A Cupra combina a experiência da SEAT com a irreverência da juventude. Descobre tudo sobre esta marca e porque se adivinha um futuro lendário.

cupra carmine

Antes de ser marca, era um modo de vida que inspirava os fãs da SEAT. Mas agora que atinge os 4 anos de idade, decide emancipar-se, debaixo da proteção da marca mãe, mas numa direção que parece ser ainda mais desejável. A Cupra veio para ficar e vale a conhecer um pouco melhor esta marca surpreendente.


Cupra: de onde vem e para onde vai?  

O primeiro modelo Cupra foi o Ibiza GTI Cupra Sport 16v, de 1996. No entanto, os aficionados de rally talvez associem a marca às versões de corrida do Ibiza Cupra Kit Car, uma lenda do desporto da década de 1990.

Quatro anos depois, em 2000, chega o primeiro Ibiza Cupra original, à época o mais potente alguma vez fabricado pela SEAT, com um motor de seis cilindros e tração às quatro rodas. Contudo, é em 2017 que a marca encarna tudo que aprendera desde 1996. Falamos do Leon Cupra, que faz uma aparatosa entrada no clube dos 300 CV.

Em 2018, dá-se a emancipação e a Cupra assume-se como marca própria e independente. A sua natureza felina e tribal colocou a marca no trilho certo, mantendo os fãs da velha guarda e recrutando novos admiradores, que começam agora a redescobrir o seu ADN de alta competição.

O Cupra Ateca foi o primeiro modelo a exibir o novo logo, formado por dois “C” estilizados e entrelaçados em triângulo invertido. O resultado é um efeito visual poderoso, que faz lembrar um símbolo tribal, apelando para uma coragem primitiva e um desempenho sem precedentes em estrada aberta.


Que Cupras existem?  

A Cupra tem atualmente 4 modelos principais: Born, Leon, Ateca e Formentor. Vamos conhecê-los.

1.     Cupra Born

  • Motorização: 100% elétrico
  • Potência: até 231 CV
  • Aceleração (0-100 km/h): 6,6 s
  • Autonomia: até 548 km
  • Preço: a partir de €42.527

O Novo Cupra Born é 100% elétrico, e um dos mais seguros do mercado, tendo alcançado a classificação máxima nos testes Euro NCAP em todas as categorias. Logo ao entrar, há um espetáculo de luz ativado após destrancar as portas, que torna viva a frente do Cupra Born num jogo de sombras e brilhos.

Quanto ao desempenho, potência não falta para elevar o seu desempenho ao estatuto de carro desportivo. Movimenta-se com grande agilidade sem precisares sequer de acelerar a fundo. A marca também se empenhou na eficácia em curvas, afinando as suspensões com precisão e otimizando o amortecimento com controlo adaptativo do chassis.

No interior, o ambiente é surpreendentemente espaçoso, muito graças à distância entre eixos, que permite um aproveitamento ao máximo. Apontamentos subtis, mas marcantes, de cor cobre e preto concedem um estilo imponente. No que diz respeito à tecnologia do Cupra Born, há aqui tudo o que poderias desejar com o completo sistema de informação e entretenimento, incluindo o Apple CarPlay e o Android Auto..

2.     Cupra Leon

  • Motorizações: Gasolina e Plug-in Hybrid
  • Potência: até 245 CV
  • Aceleração (0-100 km/h): 6,7 s
  • Autonomia: até 60 km
  • Preço: a partir de €42.811

O Cupra Leon vai a jogo na carroçaria de cinco portas e também na mais familiar Sportstourer. Encontra-se disponível com motor a gasolina ou híbrido e, neste último, podes circular até 60 quilómetros em modo 100% elétrico. Não falta ambição a este felino que, à semelhança do seu irmão Born, conta com uma direção e um chassis afinados com precisão, para uma condução envolvente, mesmo nas estradas mais sinuosas. A dinâmica pode ainda ser ajustada através de quatro perfis de condução – Comfort, Sport, CUPRA e Individual – de acordo com a vontade de quem está ao volante.

O Cupra Leon apresenta linhas mais dinâmicas que resultam num design desportivo e impressionante. Logo no radiador encontramos o logótipo mais destacado e as entradas de ar são mais amplas. O filamento de luz de ponta a ponta, na parte traseira, concede mais rebeldia à estética do carro.

A segurança está garantida, tendo também conquistado a classificação máxima nos testes Euro NCAP. Podes contar com todos os equipamentos de apoio à condução, como o Cruise Control Preditivo, Emergency Assist, Travel Assist, Assistente Lateral e de Saída de Faixa e Traffic Jam Assist, que tornam cada viagem um prazer.

3.     Cupra Ateca

  • Motorização: Gasolina
  • Potência: 300 CV
  • Aceleração (0-100 km/h): 4,9 s
  • Velocidade máxima: 250 km/h
  • Preço: a partir de €60.659

O Cupra Ateca é um SUV familiar que se encontra exclusivamente disponível numa única motorização a gasolina com potência de 300 CV. Quem o conduz pode sentir, por si próprio, o esforço que a marca aplicou na afinação do chassis e da suspensão – o Cupra Ateca devora as curvas sem hesitações. As alterações no design não são radicais, mas existem. Tem uma nova grelha mais larga, com padrão de ninho de abelha e alumínio escurecido na parte inferior. As jantes de 19 polegadas são dos elementos que mais sobressaem, estando opcionalmente disponíveis em preto e cobre. A somar a isto temos quatro saídas de escape que acrescentam audácia ao Cupra Ateca.

O interior é marcadamente tecnológico, repleto de soluções para responder aos desafios da vida moderna. Podes aceder ao Cupra Ateca através do teu smartphone, além de receberes atualizações em tempo real do trânsito e obteres rotas otimizadas de viagem. Merece também destaque a ativação automática com serviços de emergência em caso de sinistro.

4.     Cupra Formentor

  • Motorizações: Gasolina, Gasóleo e Plug-In-Híbrido Gasolina
  • Potência: até 310 CV
  • Aceleração (0-100 km/h): 4,9 s
  • Autonomia: 55 km
  • Preço: a partir de € 34.986

O Cupra Fomentor adota um estilo crossover, com linhas mais musculadas e propositadamente agressivas. Encontra-se disponível em 3 motorizações, sendo que a Plug-In-Híbrido Gasolina permite uma autonomia de 55 quilómetros em modo 100% elétrico. É na condução que está o seu ponto forte, sobretudo na versão mais desportiva e potente, que permite acelerações impetuosas, mesmo em traçados sinuosos.

No habitáculo, destaca-se o painel de controlo digital de 10.25” com diferentes formatos de visualização, e o volante com botões integrados para ignição e modos de condução. Podes contar com todas as funcionalidades e conetividade, como ligação aos sistemas Android Auto, Apple CarPlay e MirrorLink. Quanto às ajudas de condução, o Cupra Fomentor tem a autonomia para fazer todo o trabalho por ti, se necessário, e a tecnologia topo de gama para te levar onde quiseres ir.


Cupra: vale a pena?

Os novos Cupra têm os olhos postos no futuro e, acima, de tudo, no desempenho.  A mínima pressão no acelerador tem resultados imediatos, o design é imponente e os acabamentos premium – uma soma de virtudes que atrai quem procura emoções fortes ao volante. Sempre podes dizer que queres comprar um Cupra a pensar na família e é certo que está tudo lá, mas, este é um carro para quem valoriza a condução.


Cupra: o veredito da equipa da Carmine


Comentários